quinta-feira, 2 de junho de 2011

Cuidado! O preconceituoso pode ser você!




Racismo, preconceito e discriminação em geral... Como já dizia o grande Gabriel O Pensador: Racismo é Burrice!

Pois bem, hoje eu volto com um assunto que é muito abordado, polêmico... Enfim.

Há quem diga que não existe racismo no Brasil... Duvido muito dessa afirmação. Existe Racismo sim E MUITO!



Quando se fala em racismo, já pensamos logo nas pessoas negras, quando elas não são as únicas a passarem por preconceito. Existe o preconceito racial, de classes, etnia, orientação sexual, entre muitos outros...

Muitas vezes passei por xingamentos no Youtube totalmente preconceituosos, quando tentaram por muitas vezes me agredir e me ofender por simplesmente ser nordestina.

Não tenho preconceito com nenhuma das regiões do Brasil e nem de fora, até porque não faz sentido se achar melhor ou superior a alguém apenas por ter nascido em determinada localização geográfica ou por ter ou “não ter sotaque”.

Finalmente, porque estou falando deste assunto?

Muito bem, vou falar-vos de um causo que aconteceu comigo há um tempinho atrás.

Um belo dia chegou a meu perfil pessoal, uma moça que me deixou o seguinte scrap:

Clique na imagem para amplicar.


Ocultei a foto e o nome da mesma para preservar sua identidade e integridade.

Como vocês podem ver no print, eu retruquei com uma pergunta. Antes mesmo de obter uma resposta da mesma, eu saí em busca em tudo o que era lugar o motivo dela ter me acusado de uma coisa tão grave.

Eu tenho alguns perfis no Orkut e dois deles voltados para abordar sobre cuidados capilares e um que é voltado para a família (um Orkut pessoal).

Até que então achei a possível motivação dela ter dito isso. Ela simplesmente uma semana antes havia me adicionado como amigo em seu perfil e ainda não a tinha aceitado.

Clique na imagem para amplicar.


Pois bem, na época que isso aconteceu eu só tinha o pessoal e um para cabelos. Só que o mesmo tinha quase 1 mil amigos. Eu adicionava (e adiciono) as pessoas aos poucos, até porque não fico olhando as solicitações de amizade o tempo todo, pois boa parte do tempo eu fico tirando dúvidas da turminha e me empenhando a postar coisas novas e fazer gravações... Tenho uma vida pessoal que também preciso dar atenção.

Esse realmente foi o único motivo “plausível”, pois até então nunca tinha me dirigido a palavra pra esta moça e nem tão pouco a conhecia.
O irônico da história é que ela mesma se mostra uma pessoa preconceituosa, quando ela me julga baseando-se do fato de eu ser PERNAMBUCANA (?????) e dando este motivo para eu não gostar de baianos e de negros.

Nossa, eu fiquei de cara, quando li. E vendo a atitude dela, resolvi printar tudo para caso ela contasse essa história pelas costas (que acredito que ela tenha feito) para outras meninas e as mesmas me abordassem... Eu pudesse mostrar provas em mãos de quem foi realmente a agressora.

Detalhe, depois que perguntei a ela de onde ela tirou isso, a mesma simplesmente deletou o scrap.

Só pra encerrar:

Não tenho nada contra negros, tenho amigos e familiares negros e baianos e amo os da mesma forma que amo o restante de minha família e amigos que são brancos ou pardos.

Então cuidado gente!

Cuidado com o que vocês falam e fazem e também para o que não fazem. (risos) Para não correrem o risco de serem mal interpretados.

Estamos passíveis de sermos acusados por coisas que nem sequer fizemos.

E isso provocar um baita stress na sua vida.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...